Embora o concreto seja um dos sistemas construtivos mais utilizados no mundo todo, seja por sua durabilidade, maleabilidade e/ou resistência às intempéries, não devemos esquecer que a industria do concreto é uma das maiores emissoras de CO2 relacionas à industria da construção civil. Por este motivo, ao longo dos últimos anos, muitos arquitetos e arquitetas passar a experimentar novas possibilidades para tratar de otimizar seu rendimento, apropriando-se de todas as suas vantagens técnicas e buscando resolver alguns de suas desvantagens ambientais. Como resultado disso, alguns projetistas passaram a explorar a possibilidade de substituir as tradicionais fôrmas de madeira por materiais mais sustentáveis como o bambu, uma planta que cresce em abundância em quase todas as partes do mundo e que, com um baixo impacto ambiental, permite obter acabamentos aparentes com texturas de grande qualidade.
A busca por novos materiais de construção mais sustentáveis está provocando o surgimento de novas fusões construtivas, as quais se utilizam tanto de novas tecnologias e técnicas contemporâneas assim como elementos mais tradicionais, misturando e potencializando as qualidades elementares de cada material.
- Artigo Relacionado:
As possibilidade das formas para moldar concreto aparente
A seguir, apresentamos uma seleção de projetos que utilizam fôrmas de bambu para moldar superfícies de concreto aparente, tanto em espaços exteriores quanto interiores:
Casa das Árvores / Vo Trong Nghia Architects
- Localização: Tan Binh, Vietnã
- Ano: 2014
“Materiais locais e naturais são utilizados para reduzir o custo e a pegada de carbono. As paredes exteriores são de concreto in situ com fôrmas de bambu, enquanto os tijolos de origem local são expostos nas paredes internas como acabamento.”
Naman Retreat / VTN Architects
- Localização: Ngũ Hành Sơn, Vietnã
- Ano: 2015
“Para alcançar uma atmosfera perfeita que permite aos hóspedes uma máxima purificação do corpo e da mente, e relaxamento, o resort foi projetado através de uma mistura harmoniosa de vegetação, pedra natural e bambu”.
Casa Bambu / VTN Architects
- Localização: Ciudad Ho-Chi-Minh, Vietnã
- Ano: 2016
“Além das plantas de bambu que crescem ao longo da fachada frontal, esse mesmo material foi incorporado como fôrma para o concreto, permitindo que uma linguagem consistente esteja presente em todo a arquitetura do edifício”.
Igreja Semente / O Studio Architects
- Localização: Montañas Luofu, China
- Ano: 2011
“O projeto da Igreja Semente conta com uma linguagem arquitetônica bastante direta e honesta. A estrutura principal foi construída com concreto aparente a partir de fôrmas de bambu, um método econômico, prático e conhecido pela mão de obra local.”
Museu de Arte Nanjing Sifang / Steven Holl Architects
- Localização: Nankín, China
- Ano: 2011
“Ao limitar as cores ao preto e branco, o museu não apenas se conecta às pinturas antigas, mas também cria um pano de fundo para que as cores e texturas das obras de arte do museu possam brilhar em todo seu esplendor”.
Restaurante Chinês / Lukstudio
- Localização: Changsha, China
- Ano: 2015
“Localizado ao longo de um passeio comercial ao ar livre, próximo ao rio Xiangjiang, o restaurante de 50 m2 exala uma atmosfera calma e misteriosa com a presença de sua construção de concreto e bambu.”
Residencia e Galeria Daeyang / Steven Holl Architects
- Localização: Seúl, Coréia do Sul
- Ano: 2012
“Depois de abrir a porta principal e subir por uma pequena escada, o visitante vê o edifício emoldurado por paredes de concreto aparente de cofragem de bambu, as quais configuram o jardim no pátio da entrada”.
Hotel The Tiiing / Nic Brunsdon
- Localização: Bali, Indonésia
- Ano: 2019
“Devido à sua localização remota, o projeto depende deliberadamente do uso de materiais e técnicas de construção locais. Sabendo que o concreto é um dos métodos construtivos preferidos e que o bambu é abundante na ilha, as duas técnicas se fundiram para dar forma a um projeto inovador ”.
Centro de Observação de Pandas / BIG
- Localização: Frederiksberg, Dinamarca
- Ano: 2019
“O pátio circular dos ursos Mao Sun e Xing Er foi dividido em duas áreas separadas, as quais se sobrepõem para formar o símbolo de yin e yang, criando um ambiente livre e natural, onde os pandas poderão viver como se estivessem em seu habitat natural.”
Casa Lin / Daniel Marshall Architects
- Localização: Auckland, Nova Zelândia
- Ano: 2020
“A família Lin nos pediu para projetar uma casa de quatro quartos em um local razoavelmente suburbano de Auckland, Nova Zelândia. Os detalhes da casa foram pensados em homenagem à paisagem tradicional da arquitetura asiática.”
- Artigo Relacionado:
História das fôrmas de concreto: de Thomas Edison ao "Habitat 67"
Saiba mais sobre obras de arquiteturas relacionadas ao tópico Concreto Aparente ou acompanhe a nossa lista com os melhores artigos sobre a utilização do bambu na arquitetura através do seguinte link.
Traduzido por Vinicius Libardoni.